segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A comunidade Indígena de Serra do Padeiro
A Comunidade da Serra do Padeiro do povo Tupinambá de Olivença, no sul da Bahia, realizou no último final de semana, mais uma retomada dentro do seu território tradicional. A referida ação ocorreu na sexta dia 19/02, por volta das 15:00 horas, e segundo documento enviando pela comunidade, os motivos que levaram a comunidade a realizarem mais esta ação se deu por conta do fazendeiro Alfredo Falção ser um dos principais incentivadores de ações de perseguição e ameaças que a comunidade vem sofrendo sem que providências sejam tomadas, e por ultimo as agressões sofridas pelo irmão do Cacique Babau e pelo índio José Domingos ocorridas na sexta pela manhã na cidade de Buerarema durante manifestações contra a demarcação das terras Tupinambá promovida pelo dito fazendeiro, quando os índios tiveram seus veículos danificados pelos manifestantes.

Outra informação repassada pela comunidade é que ocorreram quatro prisões no sábado. Os dois irmãos do cacique Babau (Gil e Teti) e mais dois não índios foram presos pela PF quando retornavam de Buerarema, os dois (Gil e Teti) tinham indo levar os feirante não índios da região que utilizam seu veiculo. Quando foram abordados pela PF que os acusavam como sempre, de formação de quadrilha, reação a prisão e esbulho possessórios...

A PF esteve na área retomada em companhia dos fazendeiros, Peu Magalhães, Alfredo Falção... Onde soltaram muitas bombas e dispararam tiros (desta vez de verdade e não de borracha), segundo a liderança Magnólia os índios conseguiram achar muitas cápsulas das balas disparadas, apesar do policiais recolheram muitas delas.

Ontem pela tarde os dois irmãos de Babau foram soltos. Os não índios já tinham sidos soltos no sábado por volta da meia noite...

Segundo as lideranças que ocupam a área eles não pretendem sair de lá, até porque o Alfredo Falção é o principal agitador da região contra eles, e ele não tinha motivos para fazer isto, pois eles (índios) não tinham ocupado nada dele. Então tanto faz nós estarmos lá ou não o Alfredo continuará nos perseguindo, então vamos dá um motivo para ele afirmou a liderança, Célia, irmão do cacique Babau.

Documento da comunidade abaixo, nos foi repassado hoje pela manhã pela liderança Elisangela Barbosa, vice diretora do Colégio Tupinambá da Serra.

Itabuna, 22 de fevereiro de 2010.


Da comunidade Serra do Padeiro
Para: Autoridades competentes, aliados, parceiros,imprensa, sociedade em geral.

A comunidade Indígena de Serra do Padeiro, vem através desta escrita esclarecer a opinião pública e as autoridades competentes os motivos que levaram a nossa comunidade a fazermos mais esta ação de ocupação. Desde a publicação na revista Época, com acusações grosseiras e mentirosas contra o nosso cacique Babau, que a nossa comunidade vem sendo ameaçada abertamente por fazendeiros aqui na região de Buerarema. Estas ameaças que na verdade vem acontecendo desde 2004, nos últimos meses se intensificaram principalmente por parte dos fazendeiros Alfredo Falcão e Peo Magalhães, este dois fazendeiros tem dito abertamente nas ruas, já que a justiça não age eles vão agir por conta própria e vão matar os índios que vão entrar em nossa comunidade.
Diante da omissão das autoridades e se sentido poderosos eles realizaram um ato de protesto contra a demarcação de nossas terras na Praça Domingos Cabral, incitando mais uma vez a população da cidade contra membros da nossa comunidade, chegando inclusive a agredir membros da nossa comunidade que se encontrava por lá, a exemplo do irmão do cacique Babau, Givaldo Jesus da Silva que tinha ido a Buerarema vender a produção de farinha e que teve seu carro depredado por populares que se encontrava na manifestação. José Domingos Gomes, pai da liderança Magno Barbosa, falecido em 2008, que também tinha ido vender sua farinha, além de ter seu carro totalmente depredado, ainda foi agredido e perseguido por esses mesmo manifestantes que a todo momento dizia que queria a cabeça do cacique Babau.

A nossa comunidade diante deste acontecimentos e preocupados com a demora na tomada de providências por parte das autoridades e diante da ousadias destes fazendeiros decidimos retomar a área ocupada pelo invasor Alfredo Falcão, já que o mesmo é quem tem incitado a população da região contra a nossa comunidade. Varias vezes este fazendeiros tem usado o espaço do radialista Ribamar Mesquita no programa Nova Amanhecer, na Rádio Jornal de Itabuna, para nos atacar, nos agredir, levantar calunias contra a gente, e até propor através do rádio que agressões sejam feitas a nossa comunidade. Não podemos deixar que diante dos andamentos e avanços que tem sido feitos pessoas como ele continue usando o método do amendontramento para pressionar comunidades a aceitar suas vontades é preciso que ele entenda que o tempo dos coronéis já se passou e que não temos medos de suas ameaças, pois estamos emcima dos nossos direitos.

Continuamos pedindo que a s autoridades tomem providências e que o nosso território seja regularizado o mais rápido posssivel, para evitar que situaçãoes como estas voltem a acontecer e pedimos aos nossos aliados e parceiros que divulguem o que realmente vem acontecendo na região. Pedimos que repassem para todos pois estamos em internet e sem contato telefônicos.

Aldeia Serra do Padeiro, 20 de fevereiro de 2010.

Rosivaldo Ferreira Elisangela Barbosa Gliceria Jesus
Cacique Diretora CNPI / APOINME

Cimi Itabuna

9 comentários:

Marineide Dan Ribeiro disse...

Parabéns pela iniciativa de vocês. Estou contente por seguir seu blog.
Espero uma visita nos meus blogs. Tenho três. Um com assuntos gerais, outro só espiritual e um somente de poesias. Virei mais vezes para ler os textos. Um abraço cordial.
Marineide

http://marciagrga.blogspot.com
http://brasigrega.blogspot.com
http://gregapoemas.blogspot.com

Brasil Desnudo disse...

Belo post, e excelente blog...
Enquanto o problema crônico dessas invasões, em pricipal em terras indigenas for levada a sério pelo nosso Judiciário Falido e Corrupto, vão continuar tais conflítos.
Ainda mais agora, com o nosso Hipocríta Ministro do meio Ambiente, Carlos Minc, aliás!
Carlos de Merda!
Com a nova lei que dá o direito da posse da terra desses fazendeios invasores, que na verdade,não passamde testa de ferro dos nossos Políticos Corruptos.

meus parabéns pela iniciativa e pela bela matéria

Marcio RJ

vieira calado disse...

É sempre bom saber mais qualquer coisa.

Um abraço

Dayse Sene disse...

Tem "selinho de boas vinda para voc~e em meu blog...pega lá. Obrigada por sua presença. Depois virei aqui ler os seus posts. Me parecem muito bons. Um grande abraço.
Nesse endereço, você encontrará o selinho de boas vindas. Beijos

http://blog.daysesene.com/2011/01/selinhos-confeccionados-para-meus.html

Jose_Kunita disse...

HOLA, CHICOS. SI NO LES IMPORTA, VOY A SENTARME EN LA PLATEA DE SUS SEGUIDORES PARA PODER VER MÁS DE CERCA LO Q’ TIENEN PARA DECIR ..

P.D. EL PRÓXIMO 31 DE OCTUBRE LOS ESPERO EN “EL HECHIZO” ;)
SALUDOS..

Gabs disse...

oii, tudo bem??

Que blog maravilhoso, sempre gosto de ler cada pedacinho daqui!

Por isso, Sigo com muito carinho suas postagens.

seu blog está sendo recomendado no início do meu blog, no canto direito da página, junto com outros blogs que recomendo para meus leitores :)


Tenha uma ótima semana!

Bjão ;**

Manuel disse...

Te deseo felices fiestas y año nuevo, en unión de tu seres queridos.
Un cordial saludo.

António Je. Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

António Je. Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.